fbpx

A TAGUS, juntamente com os parceiros do “Combate à desertificação do Ribatejo Interior” (FAJUDIS, EPDRA, TAGUSVALLEY e Associação dos Agricultores dos concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação) vai avançar com este projeto aprovado no âmbito da Observação da agricultura e dos territórios rurais, da medida 20.2.4 – Assistência técnica Rede Rural Nacional.

A dinamização de workshops de reflexão, junto da comunidade escolar, sobre os constrangimentos e potencialidades do Ribatejo Interior, assim como a sua auscultação através de questionário, serão as atividades a desenvolver no primeiro trimestre de 2021 deste projeto, com o apoio do FUNDEC do IST de Lisboa.

“Combate à desertificação do Ribatejo Interior” tem por intuito, além da identificação das dificuldades e mais-valias de Abrantes, Constância e Sardoal em termos de desertificação e despovoamento, sensibilizar as entidades e população local para a importância de combater este processo no território, dar a conhecer aos jovens as potencialidades endógenas do Ribatejo Interior, fomentando a criação de dinâmicas de empreendedorismo na região, e conhecer boas práticas de luta contra a desertificação e transferência de conhecimentos para o território.

Além destes workshops de reflexão sobre os constrangimentos e potencialidades do Ribatejo Interior, estão previstos outras ações como a dinamização de grupos focais, ações de benchmarking e um ciclo de reflexão sobre oportunidades dos territórios rurais.

Segundo as Nações Unidas “a desertificação é a degradação da terra em áreas áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas. É causada principalmente por atividades humanas e variações climáticas. Desertificação não se refere à expansão dos desertos existentes. Isso ocorre porque os ecossistemas de terras áridas, que cobrem mais de um terço da área terrestre do mundo, são extremamente vulneráveis ​​à super-exploração e ao uso inadequado da terra. Pobreza, instabilidade política, desmatamento, sobre-pastoreio e práticas ruins de irrigação podem minar a produtividade da terra.”