fbpx

Tejo Vivo

 TEJO VIVO – Rede para a Valorização dos Territórios Vinculados ao Tejo

Conscientes da importância de salvaguardar o rio Tejo e com o principal objectivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios ribeirinhos que se situam em torno deste recurso, 17 entidades portuguesas e espanholas associaram-se num projecto de cooperação transnacional.

Baseado numa estratégia concertada de aproveitamento e promoção dos recursos existentes em torno do Tejo, o projecto TEJO VIVO – Rede para a Valorização dos Territórios Vinculados ao Tejo pretende contribuir para o aumento da competitividade e desenvolvimento social, cultural, económico e ambiental dos territórios.

Neste sentido, será criada uma identidade comum partilhada pelos vários parceiros que irá reforçar, identificar e diferenciar os territórios, criando uma estratégia que assente na diversificação económica e na valorização dos recursos endógenos com o intuito de acrescentar quantidade e qualidade na oferta turística. Serão articuladas em rede as potencialidades turísticas dos municípios (gastronomia, produtos, património cultural e ambiental, usos e costumes, alojamento, entre outras), constituindo uma rota turística.

Desta forma serão realizadas iniciativas (workshops, seminários, intercâmbios culturais, actividades pedagógicas, desportivas) planeadas sob a óptica de uma estratégia comum de escala local, regional e ibérica, que visa a criação de condições para a fixação de actividades económicas e para a permanência das populações nos territórios Tejo.

Acções previstas

  1. Coordenação, Gestão e Acompanhamento;
  2. Criação Identidade Tejo Vivo;
  3. Constituição da Rota Turística;
  4. Eventos de Dinamização;
  5. Momentos de Reflexão – Momentos de Encontro;
  6. Centros de Interpretação TEJO VIVO
  7. Actividades pedagógicas para comunidade escolar;
  8. Educação e sensibilização Ambiental;
  9. Comunicação, informação e divulgação;
  10. Monitorização e Avaliação;

> Parceiros