Federação Minha Terra

Federação Minha Terra

A Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local é uma entidade privada de interesse público e sem fins lucrativos, que surgiu em 2000 pela mão de um grupo alargado de Associações de Desenvolvimento Local (ADLs), no qual se integra a TAGUS.

 

A Minha Terra consolida uma rede que há alguns anos opera sobre objectivos comuns que se prendem com o diálogo, a partilha e um vasto trabalho conjunto no desenho e implementação de soluções e intervenções em prol do desenvolvimento dos espaços rurais nacionais.

 

Actualmente, integram a Federação Minha Terra 53 Associações de Desenvolvimento Rural

 

Dos projectos dinamizados pela Minha Terra destacam-se três: Anim@rte, Prove e Q3:

 

– Anim@rte busca a reflexão e conhecimento da produção sobre o papel, formas e importação da animação nos processos de desenvolvimento territorial;

 

– O Prove é um sistema de comercialização de proximidade de produtos agrícolas;

 

– O Q3 promove o desenvolvimento das competências das pessoas e das organizações do 3º Sector, melhorando a qualidade das suas prestações.

 

A Federação dispõe também de uma publicação bimensal – Pessoas e Lugares, em que divulga o trabalho das ADLs, partilhando as boas práticas e reflectindo o trabalho em rede sobre o Desenvolvimento Rural.

 

Actualmente na 3ª série e celebrando os 20 anos de políticas LEADER, o Pessoas e Lugares faz parte do projeto da MINHA TERRA de Comunicação para o Desenvolvimento Territorial, financiado pelo Programa da Rede Rural Nacional, na perspectiva de que a comunicação é uma ferramenta útil ao Desenvolvimento.

 

> Publicação Pessoas e lugares | Terra Viva – Programa radiofónico sobre projectos LEADER