A TAGUS, juntamente com o Município de Sardoal, vai realizar Sessões de Sensibilização e Capacitação às comunidades das freguesias de Alcaravela e Santiago de Montalegre, nas manhãs dos dias 17 e 21.NOV.
Estas sessões surgem no âmbito do projeto Condomínio de Aldeia – Sardoal (02/C08-i01/2022), apoiado pelo Fundo Ambiental, através do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal e financiado pela União Europeia.
Proteção da Aldeia
17.NOV.
10h30 Junta de Freguesia de Alcaravela
11h00 Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre
Gestão e Proteção do Fogo
21.NOV.
09h00 Junta de Freguesia de Alcaravela
11h00 Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre
Conteúdos programáticos:
– Como realizar uma queima de sobrantes em segurança;
– Aproveitamento dos resíduos agrícolas para fertilização dos solos.
Este projeto implementado em redor de 8 aldeias do concelho de Sardoal (freguesia de Alcaravela: Santa Clara, Chã Grande e Casal Pedro da Maia; freguesia de Santiago de Montalegre: Amieira, Mogão Cimeiro, Montalegre, Casal dos Pombos e Lomba), com a criação de faixas de proteção de 100 metros em áreas florestais e de matos, propensos a incêndios, reconvertidas em terrenos produtivos, nomeadamente de medronheiro, vinha, olival e sobro. O que permite que, através destes mosaicos agrícolas, seja possível reduzir o risco de incêndio nas aldeias. E através da sensibilização e da formação das comunidades para a mitigação de riscos, aumente a segurança de pessoas, animais e bens nos locais intervencionados.
Nestas 8 aldeias os resultados atingidos foram:
39 hectares intervencionados;
164 prédios rústicos inseridos no projeto;
114 proprietários aderentes;
9.820 plantas agrícolas instaladas.