fbpx

PEPAC

O PEPAC é o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum 2023-2027 para Portugal, no período de 2023 a 2027, que integra as medidas de apoio para se alcançarem os objetivos específicos da União Europeia (UE) para a Política Agrícola Comum (PAC).

Materializa os instrumentos da PAC financiados pela UE através, neste caso, do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

Para o período de programação 2023-27 e para os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, a TAGUS criou uma parceria territorial onde, para além dos associados da TAGUS, se procurou alargar o âmbito a um conjunto de 50 de entidades, representativas da aplicação das políticas de desenvolvimento e dos sectores agrícola, florestal, agroalimentar, turístico, cultural e do património, social, industrial, entre outros, que intervém no Ribatejo Interior.

Com o mote “Ribatejo Interior – Um território com identidade para Viver, Trabalhar, Visitar e Investir”, a parceria pretende um território integrado, coeso e inclusivo, capaz de superar assimetrias geográficas e sociais, e de responder aos desafios do desenvolvimento económico sustentável, das alterações climáticas, da qualificação digital, da gestão dos recursos naturais e humanos e da eficiência energética.

A TAGUS recebeu a decisão final com o seu reconhecimento como Grupo de Ação Local (GAL) e a aprovação da sua Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) “TAGUS 2027 – Valorizar o Ribatejo Interior”, com a inclusão das freguesias urbanas de Abrantes para financiamento comunitário.

A EDL da TAGUS resulta de um conjunto de ações em que se têm ouvido a população e diversos atores do território, focando-se em 4 eixos temáticos:

– Desenvolvimento Económico, Digitalização, Inovação e Qualificação

– Alterações Climáticas e Sustentabilidade de Recursos

– Qualidade de Vida, Inclusão e Inovação Social

– Coesão interna, Competitividade Externa, Dinamização e Cooperação em Rede