No próximo dia 23.MAR, entre as 9h e as 13h, irá acontecer o Mercado da Primavera, no Parque Intergeracional de Vale de Rãs, em Abrantes. Esta iniciativa terá, ainda, uma oficina de Plantas Ornamentais.
No âmbito do projecto Bairro ConVida e prosseguindo a estratégia de valorização e promoção do que é produzido em Abrantes, Constância e Sardoal, a TAGUS está a preparar Mercados das Estações, com o intuito de incentivar a população a consumir produtos hortofrutícolas da época, agro-alimentares e artesanato da região.
O Mercado da Primavera será o primeiro desta série e irá acontecer, entre as 9h e as 13h, no sábado, dia 23.MAR. A mostra, além da exposição e venda de hortofrutícolas do Núcleo PROVE do Ribatejo Interior, pretende ter também para comercialização alguns produtos locais e artesanato, nomeadamente o que melhor se conjugue com esta estação do ano.
Haverá, ainda, uma Oficina Temática alusiva às Plantas Ornamentais destinada ao público em geral, com o intuito de transmitir alguns cuidados a ter com este tipo de plantas, algumas tipologias, espécies mais adequadas aos diferentes ambientes, entre outras temáticas.
Os produtores e artesãos do Ribatejo Interior interessados em participar, podem enviar um email joana.maia@tagus-ri.pt ou pelo telefone 241 106 000, com indicação da sua intenção de participação e que produtos ou artesanato gostaria de expor nesta iniciativa.
Com o Mercado da Primavera, a organização pretende promover a comercialização de hortofrutícolas do produtor directamente para o consumidor e sensibilizar a população para o consumo dos produtos de época e da região. Esta iniciativa está inserida no projecto social de inserção Bairro ConVida, liderado pelo Município de Abrantes e que envolve um conjunto de parceiros, em que se inserem a TAGUS e o I núcleo PROVE do Ribatejo Interior.
Oficina de Plantas Ornamentais
10h30 | 23.MAR. | Parque Intergeracional de Vale de Rãs – Abrantes
Formador: Plurifrutos
Destinatários: Público em Geral
Duração: 1h/1h30
Preço: gratuita
Conteúdo Programático:
– Introdução
– Identificação de diferentes tipos de plantas:
Plantas de folhagem perene e caduca;
Herbáceas sazonais ou perenes;
Bolbosas;
Rizomatosas;
Trepadeiras.
– Identificação de espécies mais adequadas a diferentes tipos de ambiente: Plantas de Interior e de Exterior.
– Tipos de Substractos
– Fertilização
– Rega
– Identificação de principais pragas e doenças:
Insetos (Cochonilha, Mosca Branca, Cigarrinhas e Ácaros)
Fungos (Míldios, Oídios, Fusariuns, Botrytis)
– Processo de transplante e manutenção das plantas