Nos dias 28 e 29 .JUN., o parceiro do projeto de cooperação interterritorial Tejo Vivo ADRACES vai realizar uma ação de promoção das potencialidades do território junto ao maior rio da Península Ibérica, em Vila Velha de Rodão.
No âmbito da promoção das potencialidades dos territórios rurais do Tejo e de aproximar a população ao rio, relembrando a sua importância histórica e cultural, a ADRACES irá dinamizar no seu território uma ação de promoção, divulgação e valorização turística e patrimonial, permitindo também o intercambio cultural dos territórios com margens ribeirinhas ao rio Tejo, possibilitando a atração de visitantes aos territórios do Tejo, nomeadamente em Vila Velha de Ródão e territórios das entidades parceiras do projeto TEJO VIVO.
O projeto de cooperação interterritorial Tejo Vivo, é apoiado pela medida 10.3- Cooperação Interterritorial do PDR2020, do Portugal 2020 e financiado pelo FEADER. Esta candidatura da TAGUS em parceria com a ADRACES, PINHAL MAIOR, ADIRN e APRODER tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios ribeirinhos do Tejo, mais especificamente através da:
Agricultura e ambiente: Conhecer práticas agrícolas, que contribuam para a preservação dos recursos naturais, dando uma utilização mais eficiente, e da biodiversidade. E sensibilizar os atores locais para uma utilização mais eficientes destes recursos.
Turismo e património: Incentivar a comunidade dos territórios ribeirinhos a viver/usufruir das margens do rio e atrair mais visitantes aos territórios rurais do Tejo, associando a valorização dos recursos endógenos ao rio e o património (cultural, gastronómico, turístico, etc.), juntamente com os agentes do território (agrícolas, turísticos, culturais, ligados à gastronomia, atividades ao ar livre/desporto).
Esta ação encontra-se integrada na Feira dos Sabores do Tejo, dinamizada pelo Município de Vila Velha de Ródão, e será participada pelos parceiros do projeto Tejo Vivo.