A TAGUS, em parceria com os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, apresenta a Rota AO.RI. – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, convidando a explorar e encantar- se com este rico património.
Abrantes, Constância e Sardoal, no coração de Portugal, convidam a mergulhar na riqueza cultural deste belo território, onde as mãos habilidosas dos artesãos tecem histórias fascinantes.
A rota apresenta 26 artesãos locais, prontos para partilhar as suas histórias e “saber fazer”, a que se associam 25 pontos de interesse do Ribatejo Interior nas suas proximidades, compostos por praias fluviais, percursos pedestres, locais históricos e gastronomia.
Esta rota é uma oportunidade para os visitantes conectarem-se com os mestres das artes e ofícios deste território, imergindo nas suas histórias e técnicas de manufatura que representam um verdadeiro tesouro cultural do Ribatejo Interior.
Nesta Rota, a volta é traçada por cada viajante: o caminho não tem início nem fim, mas tudo tem um sentido, um fio condutor.
A rota foi desenvolvida no âmbito do projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, apoiado pelo Programa Operacional do Centro (Centro 2020), do Portugal 2020, e cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).