fbpx

O Cá da Terra, em Sardoal, comemorou o seu 10.º aniversário no dia 6.DEZ., com um conjunto de atividades dirigidas, especialmente, aos produtores e artesãos presentes no espaço.

O dia começou com uma visita ao projeto Home for Creativity na Aldeia de Xisto de Cerdeira. No regresso a Sardoal, teve lugar uma reunião para troca de ideias na Sala Multiusos do Centro Cultural Gil Vicente e, às 18 horas, foi inaugurada a Exposição “10 Anos de Cá da Terra” com fotografias desta década e testemunhos em vídeo dos produtores.

Ao abrir portas, o espaço Cá da Terra tornou-se um ponto de encontro entre os produtores locais, a população e os visitantes. Atingiu o objetivo de ser um local onde se partilham conhecimentos e experiências e onde o convívio e a divulgação das tradições deste Concelho assumem o papel principal.

Dez anos depois, o balanço é positivo e os objetivos foram alcançados. O futuro assenta na melhoria, na evolução e no aperfeiçoamento constantes, tendo sempre em mente a preservação e divulgação do nosso património material e imaterial.

Ao longo desta década, foram promovidas diversas iniciativas, entre as quais se destacam Provas Enogastronómicas, “Merendas com Personalidade”, Workshops por produtores locais, “Tardes da Agulha e da Linha”, Cinema ao Ar Livre e Exposições Temáticas ligadas à tradição, à história e à cultura do nosso Concelho.

O Cá da Terra afirmou-se como um espaço onde o saber fazer é partilhado entre gerações e que tem contribuído para reforçar a identidade do Concelho de Sardoal, a nível regional e nacional.

Este projeto é o resultado de uma iniciativa do Município, em parceria com a TAGUS e com os produtores locais.