A candidatura da TAGUS está nos finalistas da categoria Prémio Promoção para Entidades Privadas do Prémio Nacional do Artesanato 2023, promovido pelo IEFP.
Decorre, agora, o período de votação pelo público, através da Internet, até as 18h de 18.DEZ., no link https://formularios.iefp.pt/index.php/register/index?sid=868488&fbclid=IwAR01gkY6IRZy8g2_bBdcJNHVXaR950uYeozF99q9w0OjxTE7elruCDL1sIg
A TAGUS candidatou-se com o projeto AO RI Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, desenvolvido em parceria com os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, apoiado pelo Centro2020, do Portugal 2020, e cofinanciado pelo FEDER, que se focou na valorização das artes e ofícios tradicionais de Abrantes, Constância e Sardoal.
A parceria do AO.RI. – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, ao longo dos últimos quase dois anos, realizou um levantamento histórico das artes e ofícios de Abrantes, Constância e Sardoal, em que foram identificadas sete peças de artesanato tradicional da região. Envolveu vários artesãos, a comunidade local interessada em conhecer as técnicas do artesanato do Ribatejo Interior, os alunos das escolas do território que tiveram contacto com a identidade de Abrantes, Constância e Sardoal, capacitou-se os artesãos para se tornarem mais competitivos, criou-se ideias de inovação nas peças para responder aos mercados atuais, que estão a ser materializadas. Ainda, foi elaborada uma rota imersiva em que foram unidos os pontos de interesse turístico à experimentação das artes e ofícios e ao contacto com os nossos artesãos.