fbpx

O 3º Festival da Couve de Valhascos com Azeite Novo vai decorrer no fim de semana de 11 e 12.NOV., numa organização da Associação Cultural e Desportiva de Valhascos com o Município de Sardoal, a Junta de Freguesia de Valhascos e a TAGUS.

O evento contará com a apresentação de exemplares candidatos ao prémio Couve de Valhascos 2023 e uma conversa, em formato mesa-redonda, à volta da hortícola característica desta freguesia de Sardoal. Às 20 horas terá início o jantar, cuja ementa confecionada com os dois alimentos que dão nome ao certame, pelo Chef José Fernandes. A noite será, ainda, animada pelo fadista Luís Travassos.

No dia 12 de manhã, domingo, decorrerá uma caminhada subordinada ao tema “Pelas Terras da Couve, do Pão e do Vinho” e a partir das 14 horas, terá início o Mercado da Couve de Valhascos, organizado pela TAGUS, e a Feira de Vinhos. Às 16 horas, realizar-se-á o Magusto de S. Martinho com animação do Grupo de Concertinas “Os Terra da Couve de Valhascos”.

A participação no jantar e na caminhada do Festival está sujeita a inscrição prévia, que pode ser efetuada na ACD de Valhascos, através dos telemóveis 967 145 035 ou 964 890 747 ou online (nos links em baixo).

O Festival tem como objetivo divulgar estes dois produtos, com forte tradição no concelho, contribuindo para a afirmação e preservação da gastronomia típica sardoalense. A Couve de Valhascos tem sido alvo de diversos estudos genéticos, agronómicos, bem como das suas propriedades nutricionais e gustativas. Pertencendo à família das tronchudas, é uma couve de grande porte, e produz um repolho central, bastante compacto e pesado, de cor verde-escura. Acredita-se que a sua qualidade está relacionada com a localização geográfica da aldeia, cujo terroir enaltece as suas melhores características.

11.NOV. | sede da ACD Valhascos

17h00 – Abertura do Festival

– Apresentação das Couves Candidatas ao Prémio Couve de Valhascos 2023

– Conversas em torno da Couve de Valhascos

(Mesa Redonda)

20h00 – Jantar da Couve de Valhascos com Azeite Novo a cargo do Chef. José Fernandes

– Noite de Fados com o Fadista Luís Travassos

(Inscrição obrigatória – 20€)

12.NOV. | sede da ACD Valhascos

10h00- Caminhada Temática: Pelas Terras da Couve do Pão e do Vinho – Inscrição

12h00- Serviço Almoço – Sopas e Bifanas

14h00- Início do Mercado da Couve de Valhascos e Feira de Vinhos do Tejo

16h00- Magusto de S. Martinho

17h00- Atuação do Grupo de Concertinas os Terra da Couve