fbpx

A TAGUS vai estar na Mostra de Atividades Económicas, que integra a Feira de S. Matias, em Abrantes, aos fins-de-semana, entre 17.FEV. e  5.MAR.

A Associação de Desenvolvimento Integrado para o Ribatejo Interior irá dinamizar várias atividades inseridas nos projetos plataforma online – O Ribatejo Interior em sua casa, cooperação Produtos & Territórios, do PDR2020, cofinanciado pelo FEADER, e no projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, apoiado pelo Centro 2020, do Portugal 2020, e cofinanciado pelo FEDER.

Programa atividades da TAGUS

17»19.FEV.

6ª feira 18h»20h | Sáb. 15h»20h  |Dom.  15h»18h Espaço TAGUS RI – “Praça – Ribatejo Interior, plataforma de comércio online de produtos locais”

No âmbito da criação da plataforma de comércio online “Praça Ribatejo Interior”, que contribui para a comercialização de produtos de Abrantes, Constância e Sardoal, a TAGUS estará a promover os artigos presentes neste site, e dando-o a conhecer aos visitantes, enquanto se explica o funcionamento do mesmo, para cativar os consumidores nacionais a adquirir estes produtos locais de grande qualidade.

A plataforma “Praça – Ribatejo Interior” tem, também, o intuito de promover e fomentar o contacto direto entre quem produz e quem consome, tornando os produtos mais acessíveis a qualquer parte do país, incluindo as diásporas do Ribatejo Interior, além da população residente ou mais próxima.

De forma a valorizar as produções locais e incentivar o consumo do que é produzido nesta região, esta loja online congrega informação dos vinhos, azeites, enchidos, mel, doces e compotas, entre outros produtos, aqui disponíveis.

24»26.FEV.

6ª feira 18h»23h | Sáb. 15h»20h | Dom. 15h»18h Espaço TAGUS RI – AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior

No âmbito do projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, a TAGUS irá realizar uma exposição de artesanato dos três concelhos que integram o projeto (Abrantes, Constância e Sardoal), juntamente com a presença de artesãos do território.

Esta ação pretende divulgar o projeto e as suas atividades, focando, nesta fase, as ações de formação “mestre-aprendiz” e de capacitação de artesãos, além do Concurso de Ideias “Do artesanato tradicional à inovação”.

O projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior incide na valorização das artes e ofícios tradicionais do Ribatejo Interior, que representam as vivências, os saber-fazer ancestrais, a identidade e a cultura deste território, no qual será dinamizado um conjunto de iniciativas que contribuem para a sua preservação e, também, para a sua diferenciação e adaptação às necessidades atuais, conseguindo assim um complemento para a oferta dos produtos turísticos do Médio Tejo. Com o enriquecimento da oferta turística existente, pretende-se contribuir para a atração de novos públicos, para o aumento de visitantes e da estadia média de turistas e para a afirmação e maior competitividade deste destino, em termos turísticos. Também se sensibilizará os artesãos para o trabalho conjunto e para a intersecção das diferentes artes, possibilitando o surgimento de novas áreas de expressão e de criação cultural e artística.

25.FEV.

17h00  TAGUS RI –  Workshop Artes e Ofícios do Ribatejo Interior

Atividade promovida pela TAGUS, no âmbito do projeto Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, que consistirá em aprender a fazer Palmitos, artesanato típico da freguesia do Pego, contando com a sabedoria de Maria Mascate.  

Duração: cerca de 1h

Público-alvo: A partir de 16 anos

Nº de Participantes: 10

Preço: 2,5 euros (pagamento no local)

26.FEV.

17h00  TAGUS RI – Workshop  Pequenos Artesãos do Ribatejo Interior

Atividade promovida pela TAGUS, no âmbito do projeto Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, que irá desafiar os mais pequenos a pintar andorinhas em cerâmica, com a artesã Cristina Reis, da RCA – Restauro, Criação e Arte.

Duração: cerca de 1h

Público-alvo: Dos 6 aos 12 anos

Nº de Participantes: 10

Preço: 2,5 euros (pagamento no local)

03»05.MAR.

6ª feira 18h»20h | Sáb. 15h»23h | dom. 15h»18h Espaço TAGUS RI – Promoção dos Produtos Locais do Ribatejo Interior

No âmbito da já conhecida estratégia da TAGUS na Promoção dos Produtos Locais do Ribatejo Interior, a TAGUS irá realizar uma exposição de produtos agroalimentares dos três concelhos que compõem o Ribatejo Interior, juntamente com a presença de produtores do território, no âmbito do projeto de cooperação Produtos & Territórios, do PDR 2020, do Portugal 2020, financiado pelo FEADER.

A TAGUS irá realizar duas demonstrações culinárias sobre o mote “Aprender a Bem Comer”, no âmbito do projeto de cooperação Produtos & Territórios, do PDR 2020, do Portugal 2020, financiado pelo FEADER, na Mostra de Atividades Económica. O de sábado será dirigido principalmente a adultos , e o de domingo, dirigido a crianças.

As demonstrações dinamizadas pela EPDRA, incidirão sobre a alimentação saudável com vegetais facilmente acessíveis na nossa região, favorecendo a produção local e de época.

04.MAR. | 15h00 TAGUS RI –  Showcooking “Aprender a Bem Comer”

Atividade promovida pela TAGUS, no âmbito do projeto de cooperação Produtos & Territórios, do PDR 2020, do Portugal 2020, financiado pelo FEADER.

Demonstração de feijoada de cogumelos

Público-alvo: Público em Geral

Duração: cerca de 1h

Nº Máx. de Participantes: 20

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.

> Inscrições

05.MAR. | 15h00 TAGUS RI –  Showcooking “Pequenos a Aprender a Bem Comer”

Atividade promovida pela TAGUS, no âmbito do projeto de cooperação Produtos & Territórios, do PDR 2020, do Portugal 2020, financiado pelo FEADER.

Duração: cerca de 1h

Público-alvo: Dos 6 aos 12 anos

Nº Máx. de Participantes: 20

O showcooking para crianças ensinará a fazer almôndegas vegetais e gomas caseiras com sumo de frutas.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.

> Inscrições