fbpx

Na sequência da abertura do aviso de concurso aos apoios a projecto, enquadrados na operação 10.2.1.6. – Renovação de Aldeias, do DLBC Rural – FEADER, a TAGUS vai realizar sessões de esclarecimento, no início de Setembro, para dar a conhecer a esta oportunidade de financiamento do património de interesse colectivo. 

As sessões de esclarecimento são dirigidas à população local do seu território de intervenção, Abrantes, Constância e Sardoal, nomeadamente Associações e Juntas de Freguesia. Será realizada uma reunião por concelho, sempre às 18h.

O aviso tem 305 mil euros para apoiar projectos que preservem, conservem e valorizem o património local, paisagístico e ambiental de interesse colectivo, sinalética de itinerários paisagísticos, ambientais e agroturísticos, bem como actividades relativas ao património imaterial, material documental, acções de sensibilização, produção de publicações ou registos videográficos, fonográficos, aquisição de trajes, estudos de inventariação do património rural, do “saber fazer” antigo dos artesãos, das artes tradicionais, da literatura oral, entre outras individuais e colectivas.

Esta medida é destinada a associações, autarquias e juntas de freguesia, mas também a pessoas singulares detentoras de património considerado de interesse público. Os projetos a concurso têm de ser implementados em Abrantes, Constância e Sardoal, com a excepção dos localizados nas uniões de freguesias de Abrantes e Alferrarede e de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo.

A “Renovação das Aldeias” permite financiar, nos pedidos de apoio aprovados, os estudos e planos; as obras de recuperação e beneficiação de património, incluindo as associadas à preservação de património imaterial; sinalética de itinerários paisagísticos, ambientais e agroturísticos; elaboração e divulgação de material documental; software. E com as alterações que trazem a Portaria nº133/2019, de 9 de Maio, também são contempladas as despesas, relacionadas com o património imaterial, associadas à produção e edição de publicações ou registos videográficos e fonográficos, e também outros investimentos, nomeadamente aquisição de trajes, estudos de inventariação do património rural, do «saber-fazer» antigo dos artesãos, das artes tradicionais, da literatura oral e com levantamento de expressões culturais tradicionais imateriais individuais e colectivas.

Datas e Locais

– Constância
3.SET.| 18h | Salão Nobre dos Paços do Concelho

– Sardoal
4.SET. | 18h | Centro Cultural Gil Vicente

-Abrantes
5.SET. | 18h | Auditório do Estádio Municipal

>Apresentação

Inscrições