fbpx

Incentivar mais restaurantes da região a servirem e disporem de maior variedade de pratos de peixe dos rios foram os objectivos da Autarquia Constanciense e da TAGUS com o evento Merendas com Personalidade – Estórias de Rios.

Duas dezenas de participantes puderam conhecer as espécies, não só num aquário, como no prato, que se podem encontrar nos rios Tejo e Zêzere, no evento Merendas com Personalidade, de dia 26.FEV. No local escolhido para receber a iniciativa, o Espaço Zêzere, em Constância, estavam também patentes dois trabalhos multimédia efectuados pelo Museu dos Rios e das Artes Marítimas. Um sobre a cultura Avieira na Vila Poema e outro sobre Sérgio Silva, barqueiro, pescador e calafate de Constância. Além de alguns utensílios para pesca.

Lampreias, lúcios, pimpões, caranguejos, bogas, barbos, fataças e até solhas percorrem os nossos rios, tornando-os autênticas vias de circulação piscícolas. Para explicar as subidas e descidas dos peixes, esteve presente Sérgio Silva, experiente nas artes piscatórias desde os 7 anos de idade.    

Com um cardápio de homenagem ao seu avô, António Rodrigues, militar reformado e que também se chegou a dedicar à preparação de petiscos num snack-bar, deliciou os presentes com “Lampreia à Bordalesa”, “Suor de Barbo”, “Fritada mista de escabeche”, “Sopas de pão com aroma de bord’água” e fataça frita.

No final do evento, a presidente da Câmara Municipal de Constância, Júlia Amorim, dirigiu ainda umas palavras aos participantes no sentido de apelar aos restaurantes da região para valorizarem e investirem em petiscos e pratos à base de peixes dos rios, pois têm procura como comprovou a iniciativa dinamizada e que esgotou as inscrições. A autarca aproveitou, ainda, para agradecer o contributo das “personalidades”, fundamental para o sucesso desta acção.   

Merendas com Personalidade é uma iniciativa da TAGUS que tem por objectivo valorizar e incentivar ao consumo dos produtos e da gastronomia de Abrantes, Constância e Sardoal, convidando personalidades ligadas ao Ribatejo Interior ou às tradições da região para confeccionar um petisco. E promete voltar num dos seus espaços de promoção e comercialização de produtos locais em breve.