fbpx

A TAGUS está a receber candidaturas de projetos que se enquadrem na operação “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” até 28.ABR. O aviso, no âmbito do DLBC Rural, através PDR 2020, do Portugal 2020, tem disponíveis 200 mil euros, cofinanciados pelo FEADER, para apoiar projetos de agricultores que tenham por objetivo contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas do setor.

A comparticipação é 50 por cento das despesas elegíveis em investimentos de 10 mil euros e até aos 200 mil euros.

Despesas Elegíveis:

Investimentos materiais:
Bens imóveis – Construção e melhoramento, designadamente:

  • Vedação e preparação de terrenos;
  • Edifícios e outras construções diretamente ligados às atividades a desenvolver;
  • Adaptação de instalações existentes relacionada com a execução do investimento;

Bens móveis – Compra ou locação – compra de novas máquinas e equipamentos, designadamente:

  • Máquinas e equipamentos novos;
  • Equipamentos de transporte interno, de movimentação de cargas e as caixas e paletes com duração de vida superior a um ano;
  • Caixas isotérmicas, grupos de frio e cisternas de transporte, bem como meios de transporte externo, quando estes últimos sejam utilizados exclusivamente na recolha e transporte de leite até às unidades de transformação;
  • Equipamentos sociais obrigatórios por determinação da lei;
  • Automatização de equipamentos já existentes na unidade;
  • Equipamentos não diretamente produtivos, nomeadamente equipamentos, visando a valorização dos subprodutos e resíduos destinados à valorização energética e equipamentos de controlo da qualidade.

Investimentos imateriais:

  • As despesas gerais – nomeadamente no domínio da eficiência energética e energias renováveis, software aplicacional, propriedade industrial, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e branding e estudos de viabilidade, acompanhamento, projetos de arquitetura, engenharia associados aos investimentos, até 5% do custo total elegível aprovado daquelas despesas.

Serão valorizados pedidos de apoio na área do olival, dos produtos biológicos, dos frutos vermelhos e dos hortofrutícolas. Os que apresentem certificado de produto de qualidade reconhecida, tal como DOP, IGP, Biológico ou Produção Integrada. Também são majoradas candidaturas que já evidenciem de canais de comercialização estabelecidos, como por exemplo: venda online, loja própria ou contratos com clientes, e investimentos na eficiência energética.

Os interessados em obter mais esclarecimentos, devem agendar reunião através do email tagus@tagus-ri.pt ou pelo telefone 241 106 000.

Consulte os avisos dos concursos e legislação aplicável.