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No próximo dia 9.NOV., no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, a TAGUS vão fazer o lançamento oficial da plataforma de promoção da região e dos seus produtos locais. A Praça do Ribatejo Interior permite albergar os produtos do Ribatejo Interior, disponibilizando-os para venda em qualquer parte do País.

A ideia surgiu em plena situação pandémica de COVID-19, quando os produtores locais enfrentavam dificuldades em escoar a sua produção, devido aos constrangimentos causados pela mesma, que obrigou ao cancelamento de feiras e mercados onde habitualmente marcavam presença, ao encerramento de estabelecimentos de restauração e de lojas, e ao condicionalismo nos horários de mercearias e supermercados.

A Associação de Desenvolvimento Local de Abrantes, Constância e Sardoal, ainda desenvolveu uma campanha de divulgação dos contactos e dos produtos para apelar à população a consumir local, em que os próprios produtores levariam os artigos a casa de cada um, sob o mote “O Ribatejo Interior em sua Casa”.

Dado o aparecimento de novas estratégias de comercialização e com a expansão das vendas online, a TAGUS reconhecendo a qualidade dos produtos do Ribatejo Interior, mas consciente que, isoladamente, os esforços dos pequenos produtores para alcançar potenciais clientes por esta via são demasiado grandes, candidatou-se à operação 10.2.1.4 – cadeias curtas e mercados locais, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (PDR2020), inserida no Portugal 2020, cofinanciada pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, para permite apoiar estes atores da sua área de intervenção no escoamento das suas produções por e-commerce, fomentando o contacto entre quem produz e quem consome, tornando os produtos mais acessíveis a qualquer parte do país. E assim contribuir para o desenvolvimento da economia regional. Como explica a técnica coordenadora da TAGUS, Conceição Pereira, “as compras online assumiram-se como uma opção, e até se tornou um hábito para muitos consumidores, que preferem esta ferramenta – a plataforma de vendas online – para comprar, porque nunca fecham, podem consultar ou analisar as características dos produtos, encomendar quando têm mais disponibilidade, e recebê-las comodamente em sua casa”.

Para a operacionalização e o sucesso da plataforma, o projeto prevê, também, a aquisição de embalagens e outros materiais, que permitam escoar estes artigos, e uma estratégia de marketing, de modo a fomentar as vendas e a valorização dos mesmos.

O sítio na Internet (https://praca-ri.pt) para a comercialização e promoção dos vinhos, cervejas, licores, azeites, queijos, enchidos, mel e outros doces (como compotas, marmeladas, bolachas, figos confitados, etc.) produzidos em Abrantes, Constância e Sardoal, será apresentado pelas 18h do dia 9 de novembro, no espaço “Cá da Terra”.

Para Conceição Pereira, esta plataforma é também “uma oportunidade para que os pequenos produtores, sem capacidade para entrar em grandes circuitos de distribuição, tenham acesso a outro mercado. É, ainda, uma forma dos consumidores terem acesso aos produtos que são distinguidos em concursos nacionais e internacionais de diferentes temáticas. Recordo, por exemplo, o contacto do conhecido Chef Luís Baena com a TAGUS, no sentido de obter uma referência direta de um produtor nosso, para levar os seus produtos para o restaurante que, naquela altura, iria abrir em Londres”.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior recebeu, no passado dia 15 de abril de 2021, parecer favorável da Autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020 para a criação de uma plataforma de comércio online “O Ribatejo Interior em sua casa”. 

Foi em agosto de 2020, que a associação de desenvolvimento local apresentou uma candidatura à operação 10.2.1.4 – cadeias curtas e mercados locais, da medida 10 – abordagem LEADER, do PDR2020, ciente das dificuldades que os pequenos produtores locais de Abrantes, Constância e Sardoal enfrentam no escoamento das suas produções, sobretudo quando se viram privados de comercializar os produtos através da participação em feiras onde habitualmente marcavam presença e as lojas, mercearias e estabelecimentos de restauração, espaços privilegiados para escoar os produtos, foram encerrados devido à pandemia COVID-19.

Dado o aparecimento de novas estratégias de comercialização e com a expansão das vendas online, a TAGUS reconhecendo a qualidade dos produtos do Ribatejo Interior mas sabendo que isoladamente os esforços dos pequenos produtores para alcançar potenciais clientes por esta via são demasiado grandes, candidatou-se para apoiar os produtores que atuam na sua área de intervenção no escoamento das suas produções por e-commerce, fomentar o contato entre quem produz e quem consome, tornar os produtos mais acessíveis a qualquer parte do país e, desta forma, contribuir igualmente para o desenvolvimento da economia local, um dos seus desígnios.

A plataforma eletrónica “O Ribatejo Interior em sua casa” foi aprovada com um investimento elegível de 31.160,82 euros, financiada pelo PDR2020 a 77%. O seu desenvolvimento será faseado em quatro etapas, até junho de 2023, conforme estipulado em sede de candidatura, ou seja: a primeira fase inclui a conceção de plataforma de e-commerce; a segunda refere-se à sua operacionalização com o estabelecimento de contatos com os produtores locais e a preparação de um plano de comunicação; a terceira etapa, de implementação, contempla a apresentação pública da plataforma de comércio online; e, por último, a quarta diz respeito à gestão e manutenção contínuas que serão necessárias realizar após o seu lançamento.

Integrada na estratégia territorial da Associação de Desenvolvimento Local, de valorização e promoção do que é produzido no Ribatejo Interior, a plataforma de comércio “O Ribatejo Interior em sua casa” surge no âmbito do DLBC Rural (Desenvolvimento Local de Base Comunitária), do PDR2020,inserido no Portugal 2020,co-financiado pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.