fbpx

A TAGUS tem disponíveis 100 mil euros, até 17 de Junho, para apoiar projetos para implementar em Abrantes, Constância e Sardoal, que se insiram na medida do PDR2020 “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola”.

Estes apoios são destinados a investimentos, que promovam a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores e que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do sector agrícola. Este é já o quinto aviso que ao Grupo de Ação Local abre nesta medida, no âmbito do DLBC Rural, do PDR2020 e através Portugal 2020, e cofinanciado pelo FEADER.

São priorizadas as candidaturas relacionadas com o olival, produtos biológicos, frutos vermelhos e hortofrutícolas. Também, pontuam mais, os pedidos que incorporem novas tecnologias, equipamentos, produtos ou processos comparados aos existentes. O apoio, nesta medida, é de 50 por cento das despesas elegíveis para investimentos até aos 50 mil euros.

São elegíveis despesas relacionadas com construção e melhoramento, nomeadamente, na preparação de terrenos, em edifícios e outras construções diretamente ligados às atividades a desenvolver, adaptação de instalações, plantações plurianuais, instalação de pastagens permanentes; instalação ou modernização de sistemas de rega. Os apoios nesta operação, também, permitem a compra ou locação novas máquinas e equipamentos, incluindo equipamentos de prevenção contra roubos; equipamentos de transporte interno, de movimentação de cargas e as caixas e paletes com duração de vida superior a um ano; e equipamentos, visando a valorização dos subprodutos e resíduos da atividade. Permite, ainda, investimentos na eficiência energética e energias renováveis, software aplicacional, propriedade industrial, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e branding e estudos de viabilidade, acompanhamento, projetos de arquitetura e engenharia.

Consulte o aviso do concurso e legislação aplicável.