fbpx

Encontra-se aberto, até ao dia  7 de maio de 2021, o 4ºaviso de candidaturas à operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, no âmbito do DLBC Rural, do Portugal 2020, cofinanciado pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

O concurso tem disponível uma dotação de 189.238,99 euros para apoiar investimentos em recuperação e beneficiação do património local, paisagístico e ambiental de interesse coletivo , sinalética de itinerários paisagísticos, ambientais e agroturísticos e elaboração e divulgação de material documental relativo ao património alvo de intervenção, incluindo ações de sensibilização, produção e edição de publicações ou registos videográficos e fonográficos com conteúdos relativos ao património imaterial e outros investimentos relativos ao património imaterial, nomeadamente aquisição de trajes, estudos de inventariação do património rural, bem como do “saber fazer” antigo dos artesãos, das artes tradicionais, da literatura oral e de levantamento de expressões culturais tradicionais, imateriais, individuais e coletivas.

A medida 10.2.1.6 – Renovação das aldeias sofreu algumas alterações com a Portaria n.º 133/2019, de 9 de Maio, tal como as outras medidas da ação n.º 10.2, “Implementação das estratégias”, integrada na medida n.º 10 do LEADER, da área n.º 4 Desenvolvimento local, do PDR 2020, nomeadamente:

– Objetivo – passando a incluir a preservação, a conservação e a valorização dos elementos que constituem o património imaterial de natureza cultural e social dos territórios, além dos elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais;

 – Nível de apoio- aumentou para 80% do investimento total elegível;

– Despesas Elegíveis – passou a incluir:

. Obras de recuperação e beneficiação seu apetrechamento, incluindo obras e equipamentos associados à preservação de património imaterial;

. Produção e edição de publicações ou registos videográficos e fonográficos com conteúdos relativos ao património imaterial.

. Outros investimentos relativos ao património imaterial, nomeadamente aquisição de trajes, estudos de inventariação do património rural, bem como do «saber-fazer» antigo dos artesãos, das artes tradicionais, da literatura oral e de levantamento de expressões culturais tradicionais imateriais individuais e coletivas.

Para submeter candidatura aos apoios, no âmbito do DLBC Rural, do Portugal 2020, cofinanciados pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, deve consultar o aviso de concurso e legislação aplicável.

Documentos:

Anúncio de abertura nº 4 _10.2.1.6_TAGUS 2021

Ficha de Intenção de Candidatura

Apresentação 4º Aviso