fbpx

Embora a Feira Nacional de Doçaria Tradicional não se vá realizar este ano, devido à pandemia, o Município de Abrantes e a TAGUS estão a preparar um conjunto de iniciativas para celebrar a doçaria tradicional de Abrantes que serão lançadas nas páginas do Facebook das duas entidades no dia 31.OUT. Assista aos vídeos e não se esqueça de adquirir os doces locais, seja para que a tradição de “Pedir os bolinhos” não fique esquecida em sua casa, ou para contribuir para a economia regional. E faça de outubro o mês mais doce do ano, como é habitual!

 Para o Município de Abrantes e para a TAGUS, o adiamento da Feira de Doçaria Tradicional foi uma decisão difícil, mas fundamental, entendendo ser prioritária a saúde e a segurança de todos aqueles que participam, bem como daqueles que visitam este certame, com a expectativa de que a edição de 2021 decorra com a normalidade, dinâmica e atratividade desejadas.

No dia 31.OUT., será lançado um vídeo para os mais pequenos sobre a história da Palha de Abrantes e sua contextualização histórica, baseado na Banda Desenhada com ilustração do Arq. Ricardo Cabrita e lançada pela TAGUS em 2006. Pretende-se com esta ação não deixar esquecido todo o trabalho que tem sido desenvolvido, anualmente, com as escolas do pré-escolar e do 1º ciclo de Ensino Básico de Abrantes, de modo a envolver as crianças e ensinar-lhes as tradições locais, reavivando as memórias dos mais velhos e transmitindo a identidade de um povo.

Através da personagem Palhinhas, inspirada no doce tradicional de Abrantes: Palha de Abrantes, conta-se a história e o papel que a cidade, desde sempre, assumiu na região, com os seus conventos e importantes portos fluviais. Esta ação pretende, ainda, a promoção da leitura junto do público infantil.

Lembrar o evento mais doce do ano, sem esquecer a cultura que se associa à Feira Nacional de Doçaria Tradicional, é o objetivo do documento audiovisual que se vai apresentar no dia 31.OUT. que promove o reportório da Música Tradicional Portuguesa, para memória futura, e dos grupos tradicionais, fazendo a ligação com as edições dos Encontros de Música Tradicional Portuguesa que decorreram na Feira Nacional de Doçaria Tradicional.

 

Para celebrar a doçaria tradicional abrantina, será assim este ano apresentada uma brochura digital bilingue sobre os doceiros/produtores locais e as suas receitas que terá como objetivo “perpetuar no tempo os abrantinos que se dedicam à produção e comercialização de doçaria, valorizando o seu trabalho e reconhecendo a sua importância para o concelho”.

 

Estas iniciativas serão todas apresentadas no Facebook, a 31.OUT.:

10h – Vídeo “O Palhinhas – uma história da Palha de Abrantes”;

21h – Vídeo “Valorização da música tradicional portuguesa”.

 

A brochura digital bilingue “Abrantes + doce” será posteriormente lançada.