fbpx

A TAGUS esteve no passado dia 14.JUL., no Largo do Intendente, a promover o “ouro líquido” da região. Para tal, contou com a preciosa colaboração da SAOV, através da engenheira Rita Marques, que deu uma pequena formação gratuita.

Como se deve fazer uma prova de azeite e quais as características que devem ser apreciadas eram as finalidades desta iniciativa, que a TAGUS realizou com o objectivo de formar e informar os consumidores, de modo a que estes se apercebam da qualidade dos azeites do Ribatejo Interior.

Do programa da oficina, a que assistiram uma dúzia de participantes, foram abordados tópicos como noções teóricas sobre o azeite; a prova como factor de qualidade; atributos e defeitos do azeite; factores que condicionam a qualidade do azeite; tipos de azeite, finalizando com uma prova comentada de vários azeites.

Esta iniciativa esteve integrada no Festival Intendente em Festa, que é organizado pelos moradores e associações situadas no bairro, onde a Produtos & Territórios – Loja do Intendente se situa. O espaço de promoção e valorização de produtos e territórios rurais em meio urbano é um projecto da TAGUS, juntamente com outras cinco associações de desenvolvimento local ADER-AL, CORANE, MONTE, PINHAL MAIOR e TERRAS DE SICÓ, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) e cofinanciado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

Nesse fim-de-semana, a TAGUS integrou, também, a VII Festival de Doçaria e Artesanato das freguesias Norte do concelho de Abrantes, que se realizou em Souto, onde a Associação do Ribatejo Interior teve um stand expositivo com os projectos que actualmente tem em curso.