fbpx

Cerca de 30 PMEs dos sectores agro-alimentar e turístico compareceram no Parque Tejo, em Abrantes, no dia 21.ABR., para saber mais sobre a melhor forma de adaptar os seus negócios para melhor responder aos mercados externos.

O objectivo da TAGUS com esta sessão foi o de sensibilizar produtores e agentes turísticos para a importância da internacionalização, contando com os contributos da AICEP – Portugal Global Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e do Turismo do Centro de Portugal, e ainda apresentar o projecto de formação-acção.

O projecto desta Associação de Desenvolvimento Local, inserido no Sistema de Incentivos “Qualificação das PME” – Formação-Acção, financiado pelo Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE) e enquadrado no COMPETE 2020 – Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização (POCI),é dividido em quatro fases. A primeira será de diagnóstico e definição do plano de acção para cada PME. Seguida de formação em sala para 2 a 3 colaboradores por empresa. Implementação do plano de acção e, por último, a avaliação.

Com a Formação-Acção da TAGUS, espera-se o aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas e também o aumento da capacidade de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação; promoção de acções de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.

Salienta-se que as horas de formação profissional inseridas neste projecto contabilizam para as exigidas por lei.

Este projecto tem um investimento de cerca 124 mil euros, dos quais 85 mil euros são comparticipados pelo FSE. Com esta iniciativa, a Associação para o Desenvolvimento Rural pretende dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo na promoção e valorização dos recursos endógenos do Ribatejo Interior.

Os produtores agro-alimentares, alojamentos, restauração e empresas de animação turística de Abrantes, Constância e Sardoal, que estejam interessadas em aderir a esta iniciativa, devem preencher a seguinte Ficha de Manifestação de Interesse.

> Ficha de Manifestação de Interesse