HOME > NOTÍCIAS > 17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

31/08/2018 12:30:58 P
17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

A 17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional irá acontecer entre 26 e 28.OUT., no Jardim da República, no Centro Histórico de Abrantes.
Noticias gerais

Doçaria de vários pontos do País enchem as vitrines desta iniciativa, da Câmara Municipal de Abrantes, com a colaboração da TAGUS. O certame mais doce do País, além das iguarias de Abrantes, Constância e Sardoal, irá contar com bancas de Felgueiras, Vila Real, Amarante, Lamego, Ovar, Aveiro, Tentúgal, Sertã, Alcobaça, Caldas da Rainha, Torres Novas, Ponte de Sôr, Lisboa, Évora, Reguengos de Monsaraz e da ilha de S. Miguel, nos Açores.

Os ícones nacionais confirmados para este certame, acolhido no coração da Cidade, a par da doçaria abrantina, são queijinhos do céu, cornucópias de Alcobaça, barriga dos monges, toucinho-do-céu, sericaia, bolo fidalgo, pão de rala, rançoso, morgado do Alentejo, malassadas e bolo lêvedo dos Açores, brisas do Tâmega, queijadas de S. Gonçalo, as cristas e os pitos de Sta Luzia, pastéis de Tentúgal, ovos-moles de Aveiro, pão-de-ló de Ovar e de Margaride e pastéis de Feijão de Torres Novas.

A estrear, nesta feira, vai estar a doçaria antiga dos conventos de Lisboa, com receitas que contam com mais de 300 anos. Aos pastéis de toucinho e de gema, aos mimos de laranja e de gila, casquinhas e bollos de Rayva juntam-se, também, pela primeira vez os biscoitos da Teixeira, o licor de especiarias da Índia e o bombom de figo preto.

As tradicionais cavacas, pão de Deus, suspiros, filhós, coscoréis bolos de noiva e uma panóplia alargada de broas características desta época do ano, ainda, irão figurar nas três dezenas de expositores. Mas os doces não se esgotam por aqui. Outras doçuras mais recentes figuram na carta da Feira de Doçaria Tradicional, como as bolachas, crocantes, brigadeiros, cupcakes, cakepops, sr. chocolate d'Ovar, desmanchado de pão-de-ló, bombocas, que acompanham os licores, compotas e mel.

E porque não é só pelos doces que milhares de pessoas visitam a Feira Nacional de Doçaria Tradicional, acrescenta-se à receita música, oficinas de doçaria, espectáculos e animação infantil e actividades desportivas, como o passeio de BTT e a caminhada pelo Centro Histórico de Abrantes.

Este certame realiza-se em Abrantes desde 2002, com o objectivo de promover e valorizar a rica doçaria tradicional e conventual da região, juntando-a a outros ícones nacionais e contando com a ajuda de diversos agentes locais, que contribuem com a dinamização de iniciativas que integram o programa da feira.  

Entrada livre

 

17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

Programa:

26. OUT. (6ªfeira)

17h00 Abertura da Feira

18h00 Inauguração oficial da 17ªFeira Nacional de Doçaria Tradicional

Momento musical com “Ensemble-Cassotto”

21h30 “Os Calhambeques”- tributo a Roberto Carlos

23h00 Encerramento

 

27.OUT. (Sábado)

10h00 Abertura da feira

10h00 A bebeteca ao sábado: ler antes de ser - Animação para bebés “A melhor sopa do mundo” [6 - 18 meses]

10h30 A bebeteca ao sábado: ler antes de ser - Animação para bebés “A melhor sopa do mundo” [18 - 36 meses]

11h00 Sons do Mercado – momento musical com JR SAX

14h30 Oficina de doçaria “Pôr as Mãos na Tradição” [EPDRA] – Inscrições on-line fechadas - Se ainda se pretende inscrever dirija-se à organização no recinto do evento, no Jardim da República, no Centro Histórico de Abrantes. 
Venha aprender a fazer queijadinha Mourisca de requeijão de ovelha, torcido de azeite e gelado de figo e mel com os alunos do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria, da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

Duração:1h
Nº máximo de participantes:20
Público-alvo: público em geral
Participação gratuita.
É necessário trazer um avental/por participante

15h00 Animação infantil “As bolachas das minhas avós”

16h00 Espetáculo infantil “O Quê?!” com Zé Magico - a arte da ilusão com linguagem teatral

17h30 Animação infantil “As bolachas das minhas avós”

21h00 Caminhada Night Urban “Os Palhinhas” [COA]- Inscrições gratuitas para o email actividadescoa@gmail.com

Caminhada nocturna turística, livre e de corrida pelo Centro Histórico de Abrantes, com visita guiada a locais emblemáticos da cidade e ligados à doçaria local.

Público-alvo: público em geral

Nºkm: 4Km

Dificuldade: fácil


21h30 “TIME” - Tributo a Pink Floyd

23h00 Encerramento

 

28.OUT. (domingo)

09h00 7º Passeio em BTT “Na rota da Palha de Abrantes” [Branquinhos do Pedal] – Inscrições gratuitas através do email bttbranquinhosdopedal@gmail.com

Público-alvo: Maiores de 12 anos

Nºkm: 30km

Dificuldade: Médio/Fácil

10h00 Abertura da feira

11h00 Oficina de doçaria Trouxinhas de Constância [EB 2,3/S Luís de Camões] - Inscrições on-line fechadas - Se ainda se pretende inscrever dirija-se à organização no recinto do evento, no Jardim da República, no Centro Histórico de Abrantes. 

Duração:1h
Nº máximo de participantes:20
Público-alvo: público em geral
Participação gratuita.
É necessário trazer um avental/por participante

15h00 Animação infantil “As bolachas das minhas avós”

15h30 Tuna da UTIA e ESTATuna

20h00 Encerramento


Durante o evento…

Exposições

“O Palhinhas – uma história da palha de Abrantes” – trabalhos das escolas do ensino pré-escolar e 1ºciclo de Abrantes

“O meu Palhinhas” – a personagem de BD pelo olhar dos criativos da nossa terra

Espaço INOV’LINEA | 2ª edição Prémio FOOD FAB LAB

 



 

 


 
07/11/2018 2:34:39 P
Mercados de Natal do Ribatejo Interior

Na sequência da sua estratégia de valorização e promoção do melhor que se produz no Ribatejo Interior, a TAGUS encontra-se a preparar, em conjunto com os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, três Mercados de Natal no Ribatejo Interior.
Noticias gerais
 
30/10/2018 2:53:37 P
TAGUS - 25 anos a crescer com o território

A TAGUS vai completar 25 anos de existência no dia 26.NOV. Para assinalar a data, a Associação irá realizar um seminário de reflexão no Casal da Coelheira, em Tramagal, Abrantes, nesse dia.
Noticias gerais
 
07/09/2018 10:22:50 A
Visita a projectos apoiados pela TAGUS

Na sequência da abertura dos concursos para as acções “Cadeias Curtas e Mercados Locais” e “Renovação das Aldeias”, a TAGUS vai realizar uma visita a alguns dos projectos que já foram apoiados pela TAGUS no âmbito destas temáticas.
Noticias gerais
 
30/08/2018 9:49:30 A
Candidaturas abertas para transformar e comercializar produtos agrícolas

Está aberto o período de recepção de candidaturas aos apoios da TAGUS para as acções “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” e “Cadeias Curtas e Mercados Locais”.
Noticias gerais
 
24/07/2018 11:49:23 A
Welcome to Castelo do Bode

Nos dias 28 e 29.JUL., entre as 11h e 17h, na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes, a TAGUS, juntamente com os produtores e artesãos do Ribatejo Interior vai ter uma mostra associada às actividades náuticas gratuitas do Welcome to Castelo do Bo
Noticias gerais
 
24/07/2018 11:20:47 A
AQUApaper de Abrantes 2018

Depois de 5 anos de interregno, AQUApaper de Abrantes voltou cheio de força com 66 participantes que se aventuraram a descobrir a Albufeira de Castelo do Bode em canoa. Se participou nesta edição de 2018, pode ver a sua classificação.
Noticias gerais
 
23/07/2018 11:50:30 A
Oficina de introdução ao azeite em Lisboa

A TAGUS esteve no passado dia 14.JUL., no Largo do Intendente, a promover o “ouro líquido” da região. Para tal, contou com a preciosa colaboração da SAOV, através da engenheira Rita Marques, que deu uma pequena formação gratuita.
Noticias gerais
 
04/07/2018 5:55:53 P
Formações Operadores Agrícolas

Com o objectivo de aumentar as competências e promover a empregabilidade na região, a TAGUS dispõe de três ofertas formativas de modo a satisfazer as necessidades do mercado de trabalho no sector agrícola.
Noticias gerais
 
22/06/2018 5:44:34 P
Artes e Ofícios Tradicionais - Novos Desafios

Aconteceu no passado dia 20.JUN., na Casa-Memória de Camões, em Constância, o encontro temático “Artes e Ofícios Tradicionais – novos desafios”, dirigido a artesãos e produtores locais de Abrantes, Constância e Sardoal. Ficam aqui as apresen
Noticias gerais
 
07/06/2018 5:27:19 P
Apresentação formações “Operadores agrícolas”

Pelas 15h, de 4.JUL., no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, serão apresentadas as três ofertas formativas que a TAGUS dispõe para desempregados e beneficiários de RSI.
Noticias gerais