HOME > NOTÍCIAS > Candidaturas abertas para transformar e comercializar produtos agrícolas

30/08/2018 9:49:30 A
Candidaturas abertas para transformar e comercializar produtos agrícolas

Está aberto o período de recepção de candidaturas aos apoios da TAGUS para as acções “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” e “Cadeias Curtas e Mercados Locais”.
Noticias gerais

Está aberto, desde de 1.AGO., o período de recepção de candidaturas aos apoios da TAGUS para duas das acções, no âmbito DLBC Rural, do PDR 2020, para projectos a implementar nos territórios de intervenção da TAGUS. Para incentivar “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” e “Cadeias Curtas e Mercados Locais” em Abrantes, Constância e Sardoal, a Associação de Desenvolvimento Local tem cerca de 360 mil euros.

Para os “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, a TAGUS tem neste aviso, que encerra a 30.SET., uma dotação de 102.639,02 euros para investimentos até aos 200 mil euros, que devem contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas deste sector. Os financiamentos, a fundo perdido, para os pedidos de apoio, inseridos nesta medida, vão até 45 por cento das despesas elegíveis.

Apenas será admitida uma candidatura por beneficiário e obterá mais pontuação quem incluir no seu projecto a criação de postos de trabalho, pedidos de apoio relacionados com o olival, produtos biológicos, frutos vermelhos e hortofrutícolas; que invistam na valorização ambiental, na eficiência energética; e inovem nas formas de comercialização.

Os investimentos, enquadrados nas “Cadeias Curtas e Mercados Locais”, devem promover o contacto directo entre produtores e consumidores, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, consumo de produtos da época, frescos e de qualidade. Os pedidos de apoio devem, também, promover o incentivo de práticas agrícolas menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, diminuindo a emissão de gases efeito de estufa através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até aos centros de distribuição.

As candidaturas nesta operação têm de ser submetidas até 15.OUT. Os 255 mil euros de apoio disponíveis nesta recepção de pedidos de apoio são, na componente “cadeias curtas”, para projectos de armazenamento, transporte e aquisição de pequenas estruturas de venda; acções de sensibilização e educação de consumidores; desenvolvimento de sites, materiais promocionais; e sensibilização para a comercialização de proximidade junto de núcleos urbanos. Este ultimo tipo de iniciativa, também, é contemplada nos “Mercados Locais”, que além desta despesa permite, ainda, custos com a criação ou modernização de infraestruturas existentes.

Às “Cadeias Curtas e Mercados Locais” podem concorrer associações de desenvolvimento local, autarquias, organizações de agricultores ou parcerias constituídas no mínimo por três produtores, com projectos até aos 200 mil euros, que poderão contar com um apoio de 50 por cento do investimento total elegível, não reembolsáveis. No entanto, serão mais pontuados os pedidos de apoio até aos 100 euros.

Para mais informação e consulta dos avisos de concurso e legislação aplicável aos investimentos a implementar em Abrantes, Constância ou Sardoal, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), financiados pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), deve ir aqui ou ao site do PDR2020 (www.pdr-2020.pt).

> Legislação


 

 


 
07/09/2018 10:22:50 A
Visita a projectos apoiados pela TAGUS

Na sequência da abertura dos concursos para as acções “Cadeias Curtas e Mercados Locais” e “Renovação das Aldeias”, a TAGUS vai realizar uma visita a alguns dos projectos que já foram apoiados pela TAGUS no âmbito destas temáticas.
Noticias gerais
 
31/08/2018 12:30:58 P
17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

A 17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional irá acontecer entre 26 e 28.OUT., no Jardim da República, no Centro Histórico de Abrantes.
Noticias gerais
 
24/07/2018 11:49:23 A
Welcome to Castelo do Bode

Nos dias 28 e 29.JUL., entre as 11h e 17h, na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes, a TAGUS, juntamente com os produtores e artesãos do Ribatejo Interior vai ter uma mostra associada às actividades náuticas gratuitas do Welcome to Castelo do Bo
Noticias gerais
 
24/07/2018 11:20:47 A
AQUApaper de Abrantes 2018

Depois de 5 anos de interregno, AQUApaper de Abrantes voltou cheio de força com 66 participantes que se aventuraram a descobrir a Albufeira de Castelo do Bode em canoa. Se participou nesta edição de 2018, pode ver a sua classificação.
Noticias gerais
 
23/07/2018 11:50:30 A
Oficina de introdução ao azeite em Lisboa

A TAGUS esteve no passado dia 14.JUL., no Largo do Intendente, a promover o “ouro líquido” da região. Para tal, contou com a preciosa colaboração da SAOV, através da engenheira Rita Marques, que deu uma pequena formação gratuita.
Noticias gerais
 
04/07/2018 5:55:53 P
Formações Operadores Agrícolas

Com o objectivo de aumentar as competências e promover a empregabilidade na região, a TAGUS dispõe de três ofertas formativas de modo a satisfazer as necessidades do mercado de trabalho no sector agrícola.
Noticias gerais
 
22/06/2018 5:44:34 P
Artes e Ofícios Tradicionais - Novos Desafios

Aconteceu no passado dia 20.JUN., na Casa-Memória de Camões, em Constância, o encontro temático “Artes e Ofícios Tradicionais – novos desafios”, dirigido a artesãos e produtores locais de Abrantes, Constância e Sardoal. Ficam aqui as apresen
Noticias gerais
 
07/06/2018 5:27:19 P
Apresentação formações “Operadores agrícolas”

Pelas 15h, de 4.JUL., no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, serão apresentadas as três ofertas formativas que a TAGUS dispõe para desempregados e beneficiários de RSI.
Noticias gerais
 
30/05/2018 12:12:38 P
Artes e Ofícios Tradicionais – novos desafios

A TAGUS está a preparar um encontro temático intitulado “Artes e Ofícios Tradicionais – novos desafios”, para artesãos e produtores locais do Ribatejo Interior, para o dia 20.JUN., às 17h, na Casa-Memória de Camões, em Constância.
Noticias gerais
 
15/05/2018 3:14:14 P
Prova de Cerveja Artesanal

O Cá da Terra, em Sardoal, recebe uma Prova de Cerveja Artesanal , no dia 18.MAI, pelas 19h. A prova, comentada por Rui Reis, produtor da cerveja "Ermida", contará com o lançamento de novas receitas e com uma degustação de produtos locais.
Noticias gerais