HOME > NOTÍCIAS > Oficina de introdução ao azeite em Lisboa

23/07/2018 11:50:30 A
Oficina de introdução ao azeite em Lisboa

A TAGUS esteve no passado dia 14.JUL., no Largo do Intendente, a promover o “ouro líquido” da região. Para tal, contou com a preciosa colaboração da SAOV, através da engenheira Rita Marques, que deu uma pequena formação gratuita.
Noticias gerais

Como se deve fazer uma prova de azeite e quais as características que devem ser apreciadas eram as finalidades desta iniciativa, que a TAGUS realizou com o objectivo de formar e informar os consumidores, de modo a que estes se apercebam da qualidade dos azeites do Ribatejo Interior.

Do programa da oficina, a que assistiram uma dúzia de participantes, foram abordados tópicos como noções teóricas sobre o azeite; a prova como factor de qualidade; atributos e defeitos do azeite; factores que condicionam a qualidade do azeite; tipos de azeite, finalizando com uma prova comentada de vários azeites.

Esta iniciativa esteve integrada no Festival Intendente em Festa, que é organizado pelos moradores e associações situadas no bairro, onde a Produtos & Territórios - Loja do Intendente se situa. O espaço de promoção e valorização de produtos e territórios rurais em meio urbano é um projecto da TAGUS, juntamente com outras cinco associações de desenvolvimento local ADER-AL, CORANE, MONTE, PINHAL MAIOR e TERRAS DE SICÓ, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) e cofinanciado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

Nesse fim-de-semana, a TAGUS integrou, também, a VII Festival de Doçaria e Artesanato das freguesias Norte do concelho de Abrantes, que se realizou em Souto, onde a Associação do Ribatejo Interior teve um stand expositivo com os projectos que actualmente tem em curso.


 

 


 
07/11/2018 2:34:39 P
Mercados de Natal do Ribatejo Interior

Na sequência da sua estratégia de valorização e promoção do melhor que se produz no Ribatejo Interior, a TAGUS encontra-se a preparar, em conjunto com os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, três Mercados de Natal no Ribatejo Interior.
Noticias gerais
 
30/10/2018 2:53:37 P
TAGUS - 25 anos a crescer com o território

A TAGUS vai completar 25 anos de existência no dia 26.NOV. Para assinalar a data, a Associação irá realizar um seminário de reflexão no Casal da Coelheira, em Tramagal, Abrantes, nesse dia.
Noticias gerais
 
07/09/2018 10:22:50 A
Visita a projectos apoiados pela TAGUS

Na sequência da abertura dos concursos para as acções “Cadeias Curtas e Mercados Locais” e “Renovação das Aldeias”, a TAGUS vai realizar uma visita a alguns dos projectos que já foram apoiados pela TAGUS no âmbito destas temáticas.
Noticias gerais
 
31/08/2018 12:30:58 P
17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

A 17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional irá acontecer entre 26 e 28.OUT., no Jardim da República, no Centro Histórico de Abrantes.
Noticias gerais
 
30/08/2018 9:49:30 A
Candidaturas abertas para transformar e comercializar produtos agrícolas

Está aberto o período de recepção de candidaturas aos apoios da TAGUS para as acções “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” e “Cadeias Curtas e Mercados Locais”.
Noticias gerais
 
24/07/2018 11:49:23 A
Welcome to Castelo do Bode

Nos dias 28 e 29.JUL., entre as 11h e 17h, na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes, a TAGUS, juntamente com os produtores e artesãos do Ribatejo Interior vai ter uma mostra associada às actividades náuticas gratuitas do Welcome to Castelo do Bo
Noticias gerais
 
24/07/2018 11:20:47 A
AQUApaper de Abrantes 2018

Depois de 5 anos de interregno, AQUApaper de Abrantes voltou cheio de força com 66 participantes que se aventuraram a descobrir a Albufeira de Castelo do Bode em canoa. Se participou nesta edição de 2018, pode ver a sua classificação.
Noticias gerais
 
04/07/2018 5:55:53 P
Formações Operadores Agrícolas

Com o objectivo de aumentar as competências e promover a empregabilidade na região, a TAGUS dispõe de três ofertas formativas de modo a satisfazer as necessidades do mercado de trabalho no sector agrícola.
Noticias gerais
 
22/06/2018 5:44:34 P
Artes e Ofícios Tradicionais - Novos Desafios

Aconteceu no passado dia 20.JUN., na Casa-Memória de Camões, em Constância, o encontro temático “Artes e Ofícios Tradicionais – novos desafios”, dirigido a artesãos e produtores locais de Abrantes, Constância e Sardoal. Ficam aqui as apresen
Noticias gerais
 
07/06/2018 5:27:19 P
Apresentação formações “Operadores agrícolas”

Pelas 15h, de 4.JUL., no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, serão apresentadas as três ofertas formativas que a TAGUS dispõe para desempregados e beneficiários de RSI.
Noticias gerais