HOME > NOTÍCIAS > Tradições pascais do Ribatejo Interior em Lisboa

01/03/2018 6:18:37 P
Tradições pascais do Ribatejo Interior em Lisboa

As celebrações, que ocorrem por altura da Pascoa em Abrantes, Constância e Sardoal, vão estar em destaque, no próximo dia 14.MAR, no Largo do Intendente, em Lisboa.
Noticias gerais

O objectivo é mostrar as particularidades das Festas da Boa Viagem de Constância, as singularidades da Semana Santa de Sardoal, a doçaria associada e identitária da região e o artesanato e produtos tradicionais associados a esta época festiva. 

A iniciativa, da TAGUS em parceria com os municípios, os artesãos e os produtores, vai decorrer entre as 10h e as 17h, apenas nessa quarta-feira. Os lisboetas e visitantes da Capital poderão assistir à recriação de um tapete de flores naturais, como os que adornam o chão das igrejas e capelas de Sardoal durante a Páscoa, e à elaboração de um corredor de arcos com flores de papel, à semelhança dos que decoram as ruas da Vila de Constância, durante a celebração em honra de Nª Srª da Boa Viagem, que tem o seu ponto alto na procissão de barcos engalanados pelo rio Tejo. Em complemento à viagem imaginária haverá uma pequena exposição de fotografias dessas duas celebrações e projecção de um vídeo identitário da fé e religiosidade da região.

Para que a jornada sensorial seja mais completa, estarão presentes os saberes e sabores associados a esta época, através de artesãos de velas de cera natural e de relicários, e produtores de amêndoas, vindos de Abrantes. E na ementa do almoço, deste dia 14 de Março, no restaurante E Tem Dente, serão incluídos os paladares da tigelada, de Sardoal, e os conventuais queijinhos do céu, emblemáticos de Constância.

Este conjunto de actividades pretende demonstrar e dar destaque na Capital aos ambientes que se vivem nas duas vilas do Centro do País, através das suas tradições seculares, por ocasião da Páscoa. E está inserido no programa de dinamização da Produtos e Territórios – Loja do Intendente, com a missão de criar uma montra dos territórios do interior do País em Lisboa e que resulta da parceria de seis associações de Desenvolvimento Local (CoraNE - Terra Fria Transmontana, TERRAS DE SICÓ, PINHAL MAIOR - Pinhal Interior Sul, ADER-AL - Norte Alentejo, MONTE-ACE - Alentejo Central e TAGUS - Ribatejo Interior), que representam 38 municípios, de Bragança a Reguengos de Monsaraz.


 

 


 
24/07/2018 11:49:23 A
Welcome to Castelo do Bode

Nos dias 28 e 29.JUL., entre as 11h e 17h, na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes, a TAGUS, juntamente com os produtores e artesãos do Ribatejo Interior vai ter uma mostra associada às actividades náuticas gratuitas do Welcome to Castelo do Bo
Noticias gerais
 
24/07/2018 11:20:47 A
AQUApaper de Abrantes 2018

Depois de 5 anos de interregno, AQUApaper de Abrantes voltou cheio de força com 66 participantes que se aventuraram a descobrir a Albufeira de Castelo do Bode em canoa. Se participou nesta edição de 2018, pode ver a sua classificação.
Noticias gerais
 
23/07/2018 11:50:30 A
Oficina de introdução ao azeite em Lisboa

A TAGUS esteve no passado dia 14.JUL., no Largo do Intendente, a promover o “ouro líquido” da região. Para tal, contou com a preciosa colaboração da SAOV, através da engenheira Rita Marques, que deu uma pequena formação gratuita.
Noticias gerais
 
04/07/2018 5:55:53 P
Formações Operadores Agrícolas

Com o objectivo de aumentar as competências e promover a empregabilidade na região, a TAGUS dispõe de três ofertas formativas de modo a satisfazer as necessidades do mercado de trabalho no sector agrícola.
Noticias gerais
 
22/06/2018 5:44:34 P
Artes e Ofícios Tradicionais - Novos Desafios

Aconteceu no passado dia 20.JUN., na Casa-Memória de Camões, em Constância, o encontro temático “Artes e Ofícios Tradicionais – novos desafios”, dirigido a artesãos e produtores locais de Abrantes, Constância e Sardoal. Ficam aqui as apresen
Noticias gerais
 
07/06/2018 5:27:19 P
Apresentação formações “Operadores agrícolas”

Pelas 15h, de 4.JUL., no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, serão apresentadas as três ofertas formativas que a TAGUS dispõe para desempregados e beneficiários de RSI.
Noticias gerais
 
30/05/2018 12:12:38 P
Artes e Ofícios Tradicionais – novos desafios

A TAGUS está a preparar um encontro temático intitulado “Artes e Ofícios Tradicionais – novos desafios”, para artesãos e produtores locais do Ribatejo Interior, para o dia 20.JUN., às 17h, na Casa-Memória de Camões, em Constância.
Noticias gerais
 
15/05/2018 3:14:14 P
Prova de Cerveja Artesanal

O Cá da Terra, em Sardoal, recebe uma Prova de Cerveja Artesanal , no dia 18.MAI, pelas 19h. A prova, comentada por Rui Reis, produtor da cerveja "Ermida", contará com o lançamento de novas receitas e com uma degustação de produtos locais.
Noticias gerais
 
11/05/2018 6:06:56 P
Apresentação AQUApaper de Abrantes

A TAGUS vai realizar a apresentação oficial do AQUApaper de Abrantes, no próximo dia 22 de Maio, no Nº13 do Largo do Intendente.
Noticias gerais
 
03/05/2018 2:38:05 P
AQUApaper de Abrantes 2018

O AQUApaper de Abrantes está de volta! Esta divertida aventura, que combina canoagem, orientação e jogos de equipa, na Albufeira de Castelo de Bode está marcada para o dia 23.JUN., com partida na Praia Fluvial de Aldeia do Mato.
Noticias gerais